quinta-feira, 6 de maio de 2010

Em homenagem a minha mãe, pela passagem do dia das Mães...trago aqui umas receitas maravilhosassssssssss!!!! Feitas por ela..a própria, com suas mãos adoráveis e abençoadas. Minha mãe é uma cozinheira de mão cheia. Tem uma lanchonete de comidas típicas paraenses. Uma delícia! Sabor do Pará. Além de ser essa Mulher valoroza, serva do Senhor, cristã, intercessora, faz os melhores pratos que eu conheço. Qualquer sopa, canja, prato simples na sua mão vira um manjar! Bendita sejas Mamãe!!!Te amo incondicionalmente!!!Deus a recompense por tudo que fazes por mim, por todos. Deus te mantenha assim, preciosa, maravilhosa e ótima cozinheira!!!

FELIZ DIA DAS MÃES!!!




VATAPÁ

Ingredientes:

  • 1 Kg de camarão seco, descascado

  • 1 vidro pequeno de leite de côco

  • 1 xícara (chá) de creme de leite

  • 1 xícara (chá) de dendê

  • 1 maço de cheiro verde picado

  • 1 ceola picada

  • 1 xícara (chá) de pimentinha picada

  • 1 sachê de sazon

  • sal e pimenta do reino a gosto

  • 1/2 Kg de farinha de trigo

  • 1/2 camarão salgado para o caldo


Mode de preparo:

Deixe o camarão de molho até dessalgar. Após tirar o sal do camarão, levá-lo em uma panela, juntamente com os temperos. Refogar com o óleo de dendê até ficar frito e dourado. Enquanto isso, bata o camarão salgado no liquidificador e passe em uma peneira para deixar somenteo caldo. Coloque este caldo em uma panela e vá acrescendo água até ficar um caldo a seu gosto. Aproximadamente 1 litro e 1/2 de caldo. Leve ao fogo para ferver. Quando começar a ferver, dissolva o trigo em um pouco de água, jogue no caldo de camarão que está no fogo e mexa sem parar para não ficar com olotas de trigo. Mexa em até engrossar. Acrescente o camarão refogado anteriormente e mexa em até misturar tudo. Se precisar, coloque mais azeite de dendê. Deixe no fogo fervendo até o vatapá ficar pronto. Mexendo de vez enquando para não grudar no fundo. Sirva com arroz branco e cura com camarão e jambú.

MANIÇOBA

Ingredientes:

- 1 Kg de maniva moída pré-cozida



- 1/2 de toucinho defumado, picado em cubos



- 1/2 kg de charque cortado em quadradinhos, fervido e reservado



- 1/2 kg de bacon cortado em quadradinhos



- 1 maço de cheiro verde cortado picado



- 1 cebola picada



- 8 pimentinhas de cheiro picadas



- 1 pct de sazon



- 1 colher (sopa) de ajinomoto



- Colorau a gosto



- Sal a gosto



- 1 xícara (chá) de óleo



Modo de preparo:

Colocar a maniva em uma panela. Cobrir com água e ferver durante 5 dias. No 5 dia, refogar o charque , o toucinho, o bacon e os demais temperos. Misturar tudo em uma panela, levar ao fogo, mexendo para não grudar no fundo. Quando estiver tudo refogado e os temperos bem fritinhos, jogar na panela da maniva e colocar água novamente e deixar ferver até a maniçoba ficar pretinha, gordurosa e encorpada. Caso precise de um pouco de sal, coloque a seu gosto.Mas experimente antes para não pesar no sal.Servir com arroz branco.




CURIOSIDADE:
É um dos pratos típicos da cozinha regional brasileira que melhor retrata a maneira indígena no preparo de sua comida. A maniçoba é feita de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente oito dias. No quinto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque e outros. É servida com arroz branco cozido e encontrado nos melhores restaurante e barracas de comidas típicas.

2 comentários:

Solange Belém disse...

Hummmmmmm...comidinha feita pela mãe da gente é sempre um carinho a mais. Não é mesmo?
Dethe, já sou estou a seguir seu blog. Um abraço

Sol

Ucha... disse...

Como consumidora fiel (e digo fiel porque só como o vatapá se for da Dona Maria Pantoja) posso dizer que a comida dela é MA-GA-VI-LHO-SA! Podre de gostosa! rsrsrs

Photobucket